sábado, 1 de dezembro de 2007

Acatisia
A acatisia é uma condição psicomotora de inquietação, vontade incontrolável de movimentar-se e sensação interna de tensão, ao ponto do indivíduo não conseguir permanecer parado, sentado ou imóvel.Hoje, num corredor de hospital, um homem deambulava inquietamente, incessantemente, a poucos metros de mim. E eu, que no momento desconhecia a verdadeira causa daquele comportamento, dirigi-me a ele e pedi-lhe para se acalmar e se sentar numa cadeira ali perto.
O seu olhar fixou-se no meu como pedra. Um olhar duro e triste.
Pouco depois, tudo fez sentido na minha mente e percebi a tortura de um homem cansado de obedecer ao seu próprio corpo.

2 comentários:

Teka disse...

Achei linda a sua reflexão. Quantas vezes olhamos para as pessoas sem as ver na realidade, ou olhamos os outros à luz do nosso quadro de referências. Que raro é perceber a diferença do outro e aceitá-la sem julgamento.
Uma sensibilidade muito especial passou para mim ao ler este texto. Acho que hoje conheci mais um pedacinho precioso seu querido amigo.

Teka disse...

Muito parado o Reino de Taquara-Poca.

Os seus leitores contestam.