quinta-feira, 12 de maio de 2011



O Negrinho do Pastoreio

"Não sou de muita crença, mas tenho uma fé inabalável e que vem de longe: o negrinho do pastoreio. Li a história dele ainda menina, no Acre, e lembro até hoje o quanto me comoveu e impressionou a saga do menino escravo, que tomava conta de rebanhos e nem nome tinha, por isso o chamavam assim - negrinho do pastoreio.

Pertencia a um estancieiro muito cruel, que o fazia trabalhar dia e noite, sem direito a descanso. Um dia dormiu de tanta exaustão e, enquanto dormia, um dos cavalos fugiu. Quando soube, o estancieiro espancou o negrinho, enfiou dentro de um formigueiro e o deixou em carne viva, de tanto bater e maltratar.
Depois, já noite escura, o obrigou a sair pelos campos, desse jeito mesmo, todo ferido, com um toco de vela na mão e ordem de não voltar até encontrar o cavalo fugido.

Ele foi, e contam que cada gota do toco de vela que pingava no chão virava como se fosse uma estrela, até que o campo ficasse tão iluminado por essa luz divina, que o negrinho pôde avistar o cavalo. Então caiu ali mesmo, agonizante, e nossa senhora desceu do céu, o pegou no colo e levou com ela. Quando o dia amanheceu encontraram o corpo do negrinho, e o cavalo pastando ao lado.

Desde então, o negrinho do pastoreio é o patrono das coisas perdidas. Se a pessoa está angustiada porque perdeu um objeto, um documento, alguma coisa importante, é recorrer a ele que ele traz de volta. Em agradecimento quer que lhe acendam uma vela.
É surpreendente, acreditem!"


Copiado do blog de Gloria Perez.

3 comentários:

Anônimo disse...

When I was little and something was lost, my mother used to suggest that we say a prayer to Saint Anthony, and he would help us find it. To my surprise, it almost always worked! I'm enjoying the blog, and you are inspiring me to start a blog of my own.
Obrigado -- GregH

mlanat@yahoo.com.br disse...

That´s a very good way to keep the brain working.
Obrigado à você.

Anônimo disse...

tenho muita fé no Negrinho Pastoreio, e tudo que peço encontro. Sempre uma velinha de agradecimento. Fabio