quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ao poeta maior da Bahia.
Antônio Frederico de Castro Alves, nasceu na Bahia no dia 14 de março de 1847 e faleceu a 06 de julho de 1871, vítima de tuberculose. No seu aniversário de morte há 136 anos atrás este Blog não poderia deixar de homenageá-lo, ele que foi, nos 24 anos de sua existência um dos maiores poetas românticos do Brasil. Deixou incontáveis poesias, sendo que, em quase todas elas a sua obssesão pela morte está presente.
Seus casos amorosos foram numerosos e ruidosos, infelizmente a tragédia sempre o abatia. Passados todos estes anos ele continua vivo nos corações e mentes daqueles que amam e talvez não necessariamente sejam amados.
"Adeus, pálida amante dos meus sonhos!
Adeus, vida! Adeus, glória! amor! anelos!
Escuta, minha irmã, cuidosa enxuga
Os prantos de meu pai nos teus cabelos.
Fora louco esperar! fria rajada
Sinto que do viver me extingue a lampa...
Resta-me agora por futuro — a terra,
Por glória - nada, por amor — a campa.
Adeus... arrasta-me uma voz sombria,
Já me foge a razão na noite fria!..."
(Trecho da poesia Mocidade e Morte)

Nenhum comentário: