sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Ira de Deus

Era o dia 1 de novembro de 1755, dia de Todos os Santos. A população de Portugal a mais fervorosa da Europa encontrava-se as 10 horas da manhã em procissões ou em inúmeras de suas igrejas, rezando e pedindo aos céus graças e tempos melhores.
Saindo do nada, um estrondo foi ouvido e toda a terra ondulou-se como o "caminhar" de uma cobra.
Começava assim o pior desastre já promovido pela natureza em todos os tempos. As igrejas ruíram sepultando todos os seus fiéis. As casas, ficaram poucas em pé, e, as que resistiram não resistiram ao fogo que queimou Lisboa por 1 semana. O Tsunami que se seguiu avançou pelo rio Tejo em uma onda fantástica se incumbindo de matar a quem procurava abrigo próximo às suas margens.Navios ancorados fora arremessados à centenas de metros de seus ancoradouros. O mar recuou deixando a mostra uma paisagem jamais vista.
Esta é somente uma pequena narrativa do livro escrito pelo escritor inglês Edward Paice da pior tragédia já acontecida em Portugal e talvez no mundo. O tremor teve intensidade de 9 graus na escala Ritcher e o evento é muito pouco conhecido pelas pessoas em geral.
Que Deus nos livre de algo semelhante.

Nenhum comentário: