segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rápido passeio por Istambul

No final do ano passado minha mãe esteve em Istambul e revendo as fotos da viagem, tivemos a idéia de fazer um pequeno post dessa cidade que ela amou e não vê a hora de voltar. Ela foi com as amigas, então imagina a "farra" que não foi. Rsrs Espero fazer uma viagem bastante cultural como essa com as minhas amigas logo!

Nas fotos fica perceptível a tamanha diferença da cultura brasileira da cultura turca. Em sua maioria, praticamente 100% da população é muçulmana e isto é visto tanto através dos vestimentos como na arquitetura da cidade. Muitas mulheres de lenço cobrindo apenas o cabelo e uma pequena parte do rosto e algumas mais ortodoxas de burca preta, que as cobre da cabeça aos pés. Mas o que não falta é charme para muitas delas, que investem em lindos lenços decorados e coloridos. E a cidade é repleta de minaretes, mesquitas e outros monumentos que fazem referência ao Islã. Uma das maiores mesquitas que não pode deixar de ser visitada é a Mesquita Azul, construída em 1604, com uma arquitetura clássica otomana. Por dentro é toda revestida de belíssimos azulejos e com piso todo de tapete. Para entrar é necessário tirar os sapatos. Shorts, bermudas e minissaias não são permitidos, então muita atenção no dia dessa visita. Você não será barrado na porta, mas certamente o farão usar um espécie de canga para cobrir estas partes. Você não vai querer pagar esse mico né?

Geograficamente a Turquia é banhada por vários mares; Negro, Egeu, Mediterrâneo e etc. Então a idéia é, com certeza, fazer um passeio de barco em um dia ensolarado.

Mesquita Azul

Dentro da Mesquita, uma de suas cúpulas

O chão todo revestido em tapete e um homem em oração

Praça do lado de fora da mesquita, reparem na disposição dos bancos rsrs

Mulher de Burca



Mulher fazendo massa de pão em um restaurante

Muitas especiarias, grãos, temperos e chá.

Gran Bazar

Grande variedade de lenços e pashiminas

Muitas lojas de tapetes


Onde ficar? No Hotellino, porque fica dentro da muralha da cidade, é uma diferente concepção de hotel, por ser pequeno, com um estilo moderno e charmoso. Além disso fica perto de todos os pontos turísticos mais importantes da cidade. http://www.hotellinoistanbul.com/

Pontos Turísticos: Mesquita Azul; Igreja de Santa Sofia; Passeio de barco no Bósforo; Museu Topikapi; Museu Domabach

Nas compras: Tem muitos bazares em Istambul que devem ser visitados, como o Gran-Bazaar; vendem artigos típicos turcos. E nos shoppings estão as grifes internacionais.

8 comentários:

mlanat@yahoo.com.br disse...

Estou adorando este blog. Istambul é realmente linda. Que viajem deliciosa.
Beijos.

Anônimo disse...

ne güzel ... Ayrıca bir futbol maçı izlemek için unutma, onlar ve sevgi stadyum burada Fla-Flu gibi kalabalık.
Sevdiğim ... çok iyi! yazmak, yazmak, yaz ..
Öpücük!
Heverton
Apoio: Google Translate

Flávia disse...

Sério Heverton?! Não entendi NADA

Annita disse...

Turquia é muito linda.

Se eu puder um dia irei até lá.
Mas isso é apenas um sonho. Quem sabe?

Anônimo disse...

Falvinha, tão lindo quanto Istambul foi o seu artigo. Adoro ler o que você escreve.

Já estou curiosa para ler o que você postará amanhã. Beijos

Pedro disse...

Me senti de volta às aulas de História... império bizantino, otomano...
Esse blog tá bom demais mesmo

Luiza disse...

Precisamos marcar essa viagem rápido amiga!!! Com direito a burca e tudo!! Adorei o post..
beijoss

Unknown disse...

Oi, Flavinha...ja vi que vc é uma moça linda e inteligente. Bem, Flavia, a iultima vez em que a vi, vc tinha uns 9, 10 anos, acho eu, em sua casa. Flavinha, gostei demais de ter visto neste blog, seu tio Marcelo, e a sua mãe. Bem, Flavia, sou prima de sua mãe,sou Fatima, irmã de Licinha. Bem Flacia, qdo estiver com sua avó, Anita, diga a ela que minha mãe vai ser bisa, agora, em agosto, filha de Marcelo e Andreia, vai se chamar BEATRIZ. Querida, mando um beijo grande a voce, e a todos aí, viu!..